7 dicas de Gestão de negócios para o seu escritório!
Sabemos que o número de pessoas empreendendo no país tem aumentado bastante nos últimos anos. E, segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019 o país atingiu o número de 52 milhões de brasileiros que possuem negócio próprio e nos próximos anos a tendência é que esse número cresça ainda mais.
Devido a isso, o número de contadores que antes atuavam como assalariados ou autônomos também subiu, portanto, se você também está pensando em empreender na área contábil, continue com a leitura para ficar por dentro desse tema tão importante para o futuro do seu negócio. Confira.
1- Entenda que você é um empreendedor
O primeiro passo é compreender e se posicionar como empresa, apesar de parecer óbvio, esse é um dos erros mais frequentes dos empreendedores iniciantes. É comum que o empreendedor considere realizar as tarefas de contador e não de gestor e essa é uma prática inadequada.
A atitude de empreender é assumir uma posição de liderança dentro da empresa e focar no planejamento e na gestão do negócio para atingir o sucesso.
2- A tecnologia é grande aliada
A tecnologia tem sido uma ferramenta de grande importância no mundo dos negócios, com ela é possível oferecer serviços de consultoria online, além de aproveitar os diversos novos nichos que surgiram no mercado contábil.
A adesão aos novos softwares permite otimizar o tempo gasto no escritório e assim, ter mais tempo para questões de gerenciamento, planejamento e tomada de decisões da empresa.
3- Assumir riscos é importante
É importante saber que se tornar um empreendedor é estar suscetível às mudanças de mercado, e por isso correr riscos faz parte dessa trajetória. Sair da zona de conforto pode até não ser uma tarefa fácil, mas pode trazer benefícios pessoais, profissionais e financeiros.
Contudo, entender a relevância de se manter competitivo no mercado contábil e buscar atingir o potencial que a empresa pode alcançar em seu nível máximo é uma das mais importantes decisões para assumir riscos rumo ao sucesso.
4- Plano de negócios
Antes de começar, procure criar um plano de negócios estratégico e eficiente, esse plano deve abranger todos as áreas da empresa, desde marketing, serviços, planejamento de valor, até o segmento de atuação e público-alvo.
Esse plano é um documento que irá nortear seus passos para empreender como contador. Para fazê-lo, estude bem o contexto e trace as informações nos mínimos detalhes.
5- Identifique as oportunidades
Procure estar atento às necessidades do público para oferecer um serviço diferenciado e estar apto para trabalhar com demandas que existem, mas que ainda não estão sendo totalmente supridas pelo mercado.
Uma boa empresa é aquela que atende e satisfaz necessidades específicas dos clientes, busque identificar oportunidades que possam servir como porta de entrada para que você ofereça um serviço único.
6- Desenvolva as habilidades de gestão e planejamento
Desenvolver as habilidades de gestão e planejamento é tirar a capa de contador para colocar a de empresário. O perfil técnico do contador é importante para a empresa, mas não tanto quanto liderança, visão de negócio, pensamento analítico, gestão do tempo, estratégia, comunicação afetiva etc.
Busque desenvolver essas habilidades se quiser empreender como contador e ter sucesso no seu negócio.
7- Entregue valor aos clientes
Agregue valor ao que entrega para os clientes. Uma empresa de sucesso precisa criar valor e seguir esse princípio à risca. A resolução de problemas é o ponto chave da empresa e você deverá atuar de maneira com que essa resolução seja ainda mais eficiente do que a da concorrência.
Procure um diferencial e faça com que sua empresa seja especialista nele, ofereça algo a mais e saia do básico.
Equipe Sincontec