5 dicas para manter a produtividade e engajamento do seu escritório!
Produtividade e engajamento andam de mãos dadas, principalmente dentro de um escritório. Quando se trata de equipe, essa relação é ainda mais forte e na realidade de um mercado competitivo, pode fazer total diferença.
Gerir um escritório não é uma tarefa fácil. A qualidade da gestão vai refletir diretamente nos resultados da equipe. Por isso, é necessário adotar ações eficientes e eficazes, baseadas no mercado e na equipe.
Para isso, existem alguns aspectos que merecem atenção especial. Trouxemos 5 dicas de ações e atitudes que resultarão em melhora no engajamento e aumento da produtividade do escritório.
1. Boa comunicação
Dentro de qualquer relação, a comunicação é a chave para o sucesso, e isso não é diferente em um escritório. Um bom líder preza pela qualidade da comunicação, pois é disso que dependem todas as outras ações.
Algumas dicas para uma boa comunicação entre gestor/líder e equipe são:
- Use discursos inspiradores, pois é uma forma de motivar os colaboradores. Estimule sua equipe a se movimentar dentro de suas atribuições, procurar soluções criativas e inovadoras.
- Ouça a equipe e conheça cada colaborador. Isso é importante para que o gestor saiba o que pode funcionar com cada pessoa e o que esperar de retorno. É importante ser empático e compreender as limitações ou os desafios pessoais de cada um, sem encarar isso como problema, mas como uma peculiaridade.
- Transmita confiança. Os colaboradores precisam saber que você estará à disposição sempre que for necessário e que você é capaz de lidar com as situações mais complicadas
2. Invista em tecnologia
Trabalhar com tecnologia ultrapassada ou equipamentos sucateados não motiva nenhum colaborador, essa pode ser a chave para o fracasso do seu escritório. Portanto, conhecer as inovações do mercado e procurar sempre o que há de mais avançado em tecnologia é crucial para se ter maior produtividade.
Algumas tecnologias que podem melhorar o trabalho em um escritório são:
- Assinatura eletrônica de contratos e outros documentos;
- Automação de serviços de back office;
- Arquivos em nuvem;
- Grandes dados – ou big data.
3. Recompense por bons resultados
Aumento de salário ou gratificações monetárias são bastante interessantes e podem trazer bons resultados, mas existem outras recompensas igualmente motivadoras. Ofereça aos colaboradores vantagens como flexibilidade nos horários, folgas, cursos e etc. Ofereça recompensas baseadas em metas pessoais ou desejos do colaborador, como uma viagem em família por exemplo.
4. Aprenda com os erros
O colaborador não pode ver o erro como algo proibido dentro do ambiente de trabalho. Ele deve, claro, prezar pela qualidade de seus serviços, mas não ser coagido a nunca se equivocar. O erro deve ser visto como alerta, precisa ser corrigido e servir de aprendizado para o futuro.
Um funcionário que errou, mas consertou, aprendeu com o erro e pode trazer novas soluções para problemas antigos. Ele pode inclusive, contribuir muito mais com a equipe do que aquele que nunca cometeu nenhum erro.
5. Dê autonomia aos colaboradores
Quando um colaborador se vê livre para construir suas próprias metas e utilizar suas estratégias para alcançá-las, ele trabalha com muito mais tranquilidade e menos tensão. Claro que as metas dos escritórios devem ser alcançadas dentro do prazo estabelecido, mas com autonomia, o trabalhador executará as atividades com muito mais qualidade.
É importante, para se oferecer essa liberdade, que o gestor conheça bem as capacidades e deficiências do colaborador. Por isso a importância da comunicação.
Outras dicas são:
- Oferecer treinamento adequado;
- Fornecer e solicitar Feedbacks;
- Seja transparente com a equipe;
- Compartilhe as conquistas;
- Seja líder, não seja chefe.
Equipe Sincontec