Confira os 4 pilares para o desenvolvimento pessoal e profissional!
Sabe-se que o aprimoramento contínuo é algo que deve estar presente em todos os setores da vida, seja ela profissional ou pessoal. O fato é que ambas se interligam e tanto os aspectos da área profissional influenciam o pessoal, quanto o oposto.
Entretanto, com uma temática de autogestão, que é o ato de gerir a si mesmo ou a própria carreira, também chamada de protagonismo. Como se preparar para esse desenvolvimento pessoal/profissional? Quais são os pilares mais importantes?
Essas e outras perguntas serão respondidas abaixo, confira os 4 pilares para o desenvolvimento pessoal e profissional!
Análise
O primeiro tópico dos 4 pilares é a análise. Esse reconhecimento, ou melhor, autoconhecimento das fraquezas, das forças, principais habilidades é imprescindível para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Esse desenvolvimento só ocorre através de passos que são dados em uma direção, e não em várias. Saber onde se quer chegar é outro fator que deve ser considerado. Atualmente, cada vez menos pessoas entram em organizações para se manterem até a aposentadoria.
O mundo tem se modificado mais velozmente, e as pessoas têm acompanhado esse processo. Portanto, refletir ou até mesmo colocar no papel onde é seu ponto de partida, como se vê hoje e o que faria você feliz de um modo amplo: profissional e pessoal, são importantes. Vale até uma análise do mercado no qual atua ou pretende atuar.
Conhecimento
Alcançar o resultado que mensurou no primeiro pilar, agora é dado o momento em que as estratégias devem ser planejadas. Mas como defini-las sem conhecimento? Não há como sonhar com um determinado cargo ou tipo de ocupação na qual você não tem conhecimento para lidar.
Portanto, investir em conhecimento é essencial como um dos pilares de desenvolvimento pessoal e profissional.
Adequar seu conjunto de habilidades, experiências e conhecimento para desenvolver-se é um dos passos de maior poder de eficácia.
Comportamento
Você sabe seus pontos fracos pois refletiu acerca deles no primeiro pilar, por isso, entendendo bem quais são eles, é possível modificá-los através de mudanças de comportamento que atrapalham e contribuem negativamente no seu desempenho profissional e em seu desenvolvimento.
A criação de novos hábitos saudáveis e que influenciam a vida de maneira a colaborar com sua ascensão também devem ser prioridades. Existem alguns comportamentos que quando adquiridos, auxiliam tanto no desenvolvimento profissional, quanto na vida pessoal; veja quais são eles:
Disciplina
A disciplina pode auxiliar você a fazer tudo o que deve ser feito no dia, além de resultar em uma melhor produtividade do profissional, ajuda nos estudos e compromissos com terceiros ou familiares.
Foco
O foco está muito além do trabalho no escritório, ele deve ser presente em todas as relações e aspectos da vida humana. Ter foco é saber a finalidade do que faz, ou seja: entender por que faz e para que faz, a finalidade do trabalho é o motivo do foco.
Evitar distrações, acesso às redes sociais em horário de trabalho, reuniões, ou até mesmo ter foco para garantir cada passo do seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Proatividade
A proatividade é uma habilidade que vai além do mundo comercial. É a capacidade de resolver problemas futuros. Uma pessoa proativa consegue lidar com mudanças e se adequar a elas de forma mais tranquila, sem grandes impactos.
Atitude
A atitude é o quarto pilar para o desenvolvimento pessoal e profissional, isso quer dizer que não adiantaria muito uma reflexão e uma análise bem construída da sua vida, investimento em conhecimento e mudanças de comportamento sem as atitudes ideais para alcançar o resultado desejado: o desenvolvimento.
É esse fator que exige o “correr risco”, seja de solicitar aumento de salário, um novo cargo, pedir demissão de um lugar onde está insatisfeito ou até mesmo oferecer seu serviço para alguém.
Equipe Sincontec