SAC 2.0: Quando devo aplicar em minha área de atendimento?
Muita gente já ouviu falar sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que nada mais é que o atendimento dispensado aos clientes de determinados serviços, produtos, entre outros. Funciona para tirar dúvidas, receber críticas e sugestões, além de atender a determinados pedidos, se estes forem possíveis.
Este é um dos principais canais de atendimentos ao consumidor, entretanto, não falta quem dirija uma reclamação do serviço, a sua maioria gira em torno das temidas burocracias na hora de resolver algum problema.
O SAC funciona através de chamadas via telefone. O canal de atendimento pode funcionar na própria organização, ou então se contrata uma empresa de call center para atender a demanda.
A partir das forças que as redes sociais vêm tomando, principalmente nos últimos anos, surgiram outras formas de realizar esse serviço, o chamado SAC 2.0 é prova disso. Você já conhece? Confira a seguir informações sobre a modalidade.
O que é o SAC 2.0?
O SAC 2.0 é uma modalidade de atendimento melhorada do SAC que se serve, principalmente, das redes sociais como canal de comunicação com o consumidor.
É inegável que o avanço e influência das redes sociais foram algumas das principais motivações para o surgimento do SAC 2.0.
Muitos consumidores costumam utilizar dos seus perfis nas plataformas (Facebook, Twitter, Instagram) para emitirem suas insatisfações e satisfações com determinado produto ou serviço.
A fim de dinamizar as formas de atendimento, o SAC 2.0 dispõe de várias formas de comunicação.
Por exemplo, no próprio site da empresa pode funcionar uma plataforma que dê suporte ao cliente, nela pode conter tópicos com as principais questões relatadas e suas formas de procedimentos ou soluções.
Outros recursos muito utilizados pelo SAC 2.0 são os chats online e o autoatendimento, que prometem maior agilidade do serviço, além da possibilidade de conhecer melhor o cliente.
Entretanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas de quando implantar o serviço do SAC 2.0 em sua empresa. Confira a seguir algumas dicas na hora de tomar essa decisão.
Quando aplicar o SAC 2.0 em minha área de atendimento?
Todos os dias entram novas empresas no mercado, levando a uma concorrência direta, havendo poucas diferenças na oferta dos seus serviços.
Um dos principais critérios dos clientes na hora de escolher suas preferências, diz respeito a qualidade do atendimento que lhe foi prestado.
Sendo assim, especialistas da área indicam que os empresários estejam atentos quanto a esse item, e isto, claro, envolve como a comunicação e resolutividade de problemas vem sendo feitas.
Ao observar isso, é possível ter pistas se de fato o SAC tradicional está correspondendo a excelência de atendimento que deve ser oferecida aos seus clientes. Por outro lado, não há dúvidas que as redes sociais tenham vindo para ficar, sendo importante para as organizações se adaptarem, ou seja, investirem em recursos que acompanhem o mercado.
Com isso, migrar para o SAC 2.0 exige um planejamento prévio. Uma dica importante é ir migrando aos poucos, para que a empresa e os clientes passem pela transformação de forma sadia.
Procurar uma equipe especializada no serviço do SAC 2.0 faz toda a diferença nessa hora, visto que, é possível compreender quais canais atenderão melhor seu público, entre outras variáveis. Para maiores informações, entre em contato com o Sincontec.
Equipe Sincontec