Presidente do Sincontec faz uma reflexão sobre entidades de classe
Eu não sei se vocês, meus colegas de profissão contábil, tem o hábito de acompanhar as publicações realizadas pelas nossas entidades de classe. Eu tenho este hábito e, dias atrás, encontrei um artigo interessantíssimo escrito pelo Presidente do CFC, o Contador Zulmir Breda. O artigo tratava sobre o papel dos conselhos profissionais. Quando olhei o título, não resisti. Precisei fazer a leitura para saber do que se tratava. Pois bem, ele abordou um ponto que venho pesquisando há certo tempo, porém sobre o qual nunca me atrevi a escrever: o risco da descontinuidade das entidades de classe por conta da opção de escolha no recolhimento de contribuições.
Fazendo uma comparação, o Presidente Zulmir afirma: “Os conselhos profissionais e os sindicatos são entidades totalmente distintas e não possuem qualquer relação. Enquanto os sindicatos têm como objetivo principal a representação e a defesa da respectiva classe profissional, principalmente em relação às condições de trabalho e à remuneração, os conselhos profissionais regulam, normatizam e fiscalizam a profissão, tendo como foco a proteção dos interesses da sociedade”.
Obviamente, o Presidente do Conselho aborda a questão da anuidade com propriedade e com razão no desenvolvimento de seu pensamento. Como gestora de entidade sindical me reporto à faculdade de recolhimento da contribuição sindical que gera o mesmo efeito, entretanto na representatividade e na defesa das condições de trabalho e remuneração. Fato é que, a esta altura, não se fala mais sobre fazer tal recolhimento, no entanto, será que temos a real noção das consequências deste ato? Será que no futuro não veremos os reflexos desta decisão que, no momento, parece um alívio no nosso fluxo de caixa? O tempo dirá.