O Mercado de trabalho da Contabilidade
O mercado de trabalho das empresas de serviços contábeis está muito mais exigente quanto a aspectos de atitude pessoal e qualificação técnica dos profissionais da contabilidade. Isso é evidenciado pelo relato da preocupação dos empregadores com relação à falta de profissionais especializados em contabilidade.
Este mercado de trabalho possui uma grande evasão devido a diversos fatores como remuneração, visão de futuro, desgaste emocional, falta de experiência, ausência de propósito de vida, alto risco de insucesso, falta de oportunidade, trabalho muito analítico, status profissional, etc.
O Sincontec Serra Gaúcha, através de sua atual direção, realizou diversos estudos para canalizar forças em um projeto inovador e audacioso, e assim, atender o seu papel estratégico.
Este projeto chama-se de Profile (perfil em inglês), e se baseia em quatro pilares: autoconhecimento, alto desempenho, orientação vocacional para egressos e reposicionamento profissional para atuantes.
O autoconhecimento esclarece o comportamento e a personalidade do indivíduo, enquanto que o alto desempenho foca a evolução da capacidade deste mesmo indivíduo.
A orientação vocacional entende as aptidões que o egresso possui para escolher a profissão mais adequada a ele.
O reposicionamento profissional avalia as qualificações de um profissional em atividade para reposiciona-lo de profissão, cargo ou função.
O objetivo principal deste projeto é auxiliar o estudante na escolha da profissão e orientar o profissional contábil no reposicionamento de carreira pela oferta de capacitação em habilidades pessoais. O projeto, também, busca obter um banco de talentos robusto e categorizado. Além de atender ao mercado de trabalho da contabilidade, este banco de dados dará suporte para análise e na busca de soluções no âmbito da capacitação técnica e humana.
A direção do Sincontec Serra Gaúcha está apresentando seu projeto para entidades e pessoas que podem agregar forças na busca desta conquista, como o Sescon Serra Gaúcha, que aderiu completamente de forma operacional. Também, na última sexta-feira, o projeto foi apresentado ao CRC/RS, que através da presidente Ana Tércia, elogiou o excelente trabalho feito até o momento e se colocou à disposição para apoiar incondicionalmente ao projeto.
Há um longo caminho a percorrer para implantação do projeto, no entanto, a validação da ideia por vários grupos de profissionais indica que o Sincontec está no caminho certo. A entidade precisa do apoio incondicional dos associados e de todos os profissionais da contabilidade que este projeto possa se concretizar.