CARACTERÍSTICAS PESSOAIS NA ESCOLHA DO TRABALHO
Uma das dimensões da satisfação profissional é o contentamento com as tarefas executadas pelo indivíduo. Essa dimensão da satisfação profissional parece estar relacionada às ações do indivíduo na busca de um trabalho/emprego compatível com suas preferências pessoais. Isso porque, em algum momento durante o exercício da profissão, o indivíduo pode se perguntar: “Eu gosto de atender as pessoas ao telefone?” ou “Eu gosto de trabalhar em silêncio ou gostaria de trabalhar em local com muita interação entre as pessoas?” ou, ainda, “Eu gosto de ambientes formais ou prefiro ambientes como uma startup, que, supostamente, é mais informal?”.
Essas perguntas podem ser mais facilmente respondidas se houver entendimento sobre algumas características de cada indivíduo, como por exemplo:
1. Abertura a experiências
Está associada ao reconhecimento da importância de ter novas experiências. Indivíduos com alto desenvolvimento nessa característica, geralmente, são francos, imaginativos, espirituosos, originais e artísticos. Por outro lado, indivíduos com baixa pontuação nesta dimensão são superficiais, comuns ou simples. Na prática, imagine-se uma pessoa com baixo nível de abertura a experiências sendo contratada para o cargo de publicitário que requer mente altamente criativa. É possível que essa pessoa se torne insatisfeita no trabalho porque será cobrada para desenvolver peças publicitárias atrativas aos clientes e não consiga fazê-lo. Assim, a pessoa pode se sentir frustrada e incompetente, entretanto, o problema é apenas incompatibilidade de preferências pessoais com o trabalho desempenhado.
2. Conscienciosidade
Refere-se a características que podem facilitar a execução de obrigações e deveres, tais como competência, determinação, organização, disciplina e persistência. Indivíduos conscienciosos são geralmente cautelosos, dignos de confiança, organizados e responsáveis. Por outro lado, indivíduos com baixo desenvolvimento nessa característica tendem a ser descuidados, desordenados e pouco confiáveis. Nesse caso, imagine-se uma pessoa com baixo nível de conscienciosidade atuando na entrega de obrigações tributárias como, por exemplo, a declaração de imposto de renda da pessoa física. É possível que essa declaração não contenha todas as informações necessárias ou pode ser entregue fora do prazo já que a pessoa tem baixo nível de disciplina e organização.
3. Extroversão
Está relacionada com a quantidade e a intensidade das interações interpessoais preferidas. Indivíduos extrovertidos tendem a serem ativos, entusiasmados, dominantes, sociáveis e eloquentes ou falantes. Por outro lado, indivíduos introvertidos tendem a ser retraídos, submissos e quietos. Essa característica pode ser analisada segundo o exemplo de um profissional pouco comunicativo que é contratado para o cargo de vendedor de uma loja. Se a pessoa tem características de indivíduo menos sociável pode não obter tão bons resultados em vendas e, consequentemente, sentir-se incapaz e frustrado.
4. Amabilidade
Refere-se aos tipos de interações interpessoais que o indivíduo apresenta. Indivíduos com altas pontuações nessa característica são agradáveis, amáveis, cooperativos e afetuosos. Indivíduos com uma classificação baixa nessa dimensão podem ser frios e indelicados. Incompatibilidade da característica amabilidade com o trabalho pode ser identificado na situação em que a atuação profissional exige atendimento ao telefone para orientações ao cliente e o indivíduo contratado tem baixo nível de amabilidade. Nesse caso, é possível que a empresa receba reclamações sobre o atendimento prestado e não consiga compreender o comportamento do funcionário.
5. Neuroticismo
Refere-se ao nível de ajustamento emocional e instabilidade e aos comportamentos exploratórios. Indivíduos neuróticos são geralmente nervosos, altamente sensíveis, tensos e preocupados. Por outro lado, indivíduos emocionalmente estáveis são calmos e satisfeitos. A incompatibilidade da característica neuroticismo em um cargo pode gerar problemas empresariais, por exemplo, se o indivíduo contratado é altamente nervoso e desempenha tarefas que geram alto nível de preocupação como a entrega de obrigações tributárias de muitas empresas em curto espaço de tempo.
Se o profissional questionar a si mesmo sobre essas características pessoais parece ser mais fácil encontrar a satisfação no trabalho já que o indivíduo, também, é responsável pela sua própria felicidade.
Referências:
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