6 PASSOS NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE UM PROFISSIONAL CONTÁBIL
Os erros no processo seletivo são comuns nas empresas de contabilidade por diversos fatores. As consequências são graves e vão além do aspecto financeiro.
Um levantamento de 2017 do site de vagas CareerBuilder revelou que 74% das empresas admitiram errar na contratação. Um estudo global de 2018 da consultoria Robert Half revelou que 39% das empresas percebem o erro nas duas primeiras semanas.
E você empresário contábil? Errou muito na contratação de seus colaboradores?
A maior parte das empresas contábeis não contratam uma empresa especializada em recrutamento e seleção, ou seja, as mesmas anunciam a própria vaga, selecionam, entrevistam e recrutam.
Em uma pequena cidade de qualquer parte do Brasil, existe apenas um rodízio de pessoas de empresa para empresa de contabilidade. Um profissional que foi demitido em uma empresa contábil, ligeiramente será contratado em outra.
O empregador da contabilidade não conhece metodologias e softwares para auxiliar na contratação, ou seja, utiliza apenas o seu feeling para admitir um novo colaborador.
Também nas promoções internas ocorrem erros. Uma empresa que necessita de um coordenador de área, promove alguém de dentro da empresa baseado nas habilidades técnicas e não humanas. Após assumir o cargo, percebe-se que aquela pessoa não possuía as habilidades necessárias em gestão de equipe.
A revista VOCÊ RH de fev/mar 2020 divulgou as justificativas das empresas para contratações malfeitas:
Quais os passos ideais para o processo de seleção de um profissional contábil?
1-Criar a marca empregadora
Além do empregador, o candidato também avalia a empresa que pretende contrata-lo. É muito comum um candidato declinar da inscrição de determinada vaga porque leu ou ouviu falar que não é bom trabalhar naquela empresa. Assim, a marca empregadora deverá ser construída com o famoso trabalhe conosco, ou seja, a página de carreira.
Se o recrutamento e seleção forem feitos por empresa terceirizada, então, esta deverá entender qual é a cultura do empregador.
2-Elaborar uma boa descrição de cargo e perfil para a vaga
A descrição dos atributos técnicos e o perfil comportamental deverão ser muito bem definidos para que o recrutador tenha claro o que precisa contratar.
3-Divulgar em bons canais de comunicação
Veicular o anúncio nos canais de comunicação mais apropriados de sua ciade, como página de carreira, portais de vagas para empregos, redes sociais, jornais, etc. é um processo muito importante. O maior objetivo é atrair o máximo de talentos possíveis.
4-Executar uma boa triagem de candidatos
Neste passo, classificar os currículos segundo os pré-requisitos definidos na descrição de cargo é muito importante para execução do menor esforço daqui para frente.
5-Aplicar avaliações
Testes técnicos e comportamentais deverão ser aplicados aos candidatos para identificar a aderência ao cargo desejado.
Realizar as entrevistas semiestruturadas
As entrevistas podem ser executadas de forma presencial ou virtual.
Existem três tipos de entrevistas:
- Estruturadas: com perguntas previamente elaboradas;
- Não estruturadas: sem qualquer roteiro de perguntas;
- Semiestruturadas: um misto das duas acima.
O mais indicado é a realização de uma entrevista semiestruturada, com perguntas fixas, que garantam a isonomia entre os candidatos, bem como, perguntas elaboradas conforme o candidato ou o momento.
Enfim, estamos certos que para evitar maiores problemas, o empresário contábil deverá dedicar mais tempo e esforço quando pensar em recrutar.
Rudinei Antônio Viganó
Vice-presidente do Sincontec Serra Gaúcha